terça-feira, 25 de janeiro de 2011

BOSSA NOVA À BEIRA-MAR

Demorei 41 anos para ter uma casa de praia. Numa praia linda, onde meu filho adora tomar banho de mar. Comprei esta casa com dois grandes amigos. E na madrugada do último domingo, o sonho se transformou em terror. Eu gostaria de ter uma reação histérica, ser acometido de síndrome de pânico ou de um trauma nervoso. Ou cair em depressão. Mas em mim, as coisas funcionam de maneira diferente. O que eu sinto é uma revolta profunda, um desalento com esta merda de País, onde me acho fustigado pelos ladrões grandes e incapazes que nos governam, que nos lideram, e pelos ladrões pequenos, vis, cheios de ódio, de rancor e de violência. Eu não tenho medo. Eu tenho é raiva. Uma raiva tão grande que eu seria capaz de esmurrar qualquer desses palhaços que comandam ou comandaram o Rio Grande do Norte, o País e capaz de espancar o mais jovem dos assaltantes de Maracajáu - um verme - até ele ficar desfigurado. Gostaria de colocar o dedo na cara desses senadores históricos e deputados escroques do Rio Grande do Norte e dizer que eles têm culpa, muita culpa por esta merda. Dizer a estes governadores todos, ladrões e incompetentes, essas vacas de presépio, que eles construíram esta merda com sua incapacidade, sua corrupção, sua ganância, enquanto construíram para si ilhas de segurança. A culpa é deles. Gostaria de acusar este sistema judiciário de corrupto e conivente e dizer que eles contribuíram e contribuem muito com este caos.

Lutei contra a corrupção e lutei também por condições mais dignas nas prisões. Meus amigos são testemunhas. Hoje não tenho vontade de lutar mais por porra nenhuma - já havia perdido; isto não é efeito do assalto - porque este é um País de celerados, covardes, interesseiros e omissos e nada muda nesta merda, em especial no Rio Grande do Norte, que só anda para trás. Eu sou um omisso hoje, um desertor de todas estas batalhas. Hoje eu só quero saber de me fechar entre muros, quero saber de música e de romances. "I have my books and my poetry to protect me", como diz a canção de Simon&Garfunkel. Interessam-me apenas os poucos amigos que mantiveram íntegros seus princípios, a minha família e o meu filho, Leonardo, por quem eu gostaria de morar em outro País.

Bossa nova, em noite de luar, à beira-mar?

Ficar à beira-mar, em qualquer praia do Rio Grande do Norte, sentindo no rosto a deliciosa brisa do Atlântico, é coisa para inconsequentes. Ou para os muito ricos que podem privatizar uma boa segurança ou desviar efetivo da polícia estadual. Meu muito obrigado aos líderes do Rio Grande do Norte. Vocês destruíram mais um sonho.
Ricardo Alcântara

Nenhum comentário:

Postar um comentário